quarta-feira, 23 de julho de 2014

A sesta do meu avô da Bomba

Foto Hernâni Von Doellinger

Eu ainda não sabia que se chamava assim, mas o primeiro adulto que eu vi a fazer a sesta foi o meu avô Manuel, o 17 da Bomba, que não era terrorista e ganhara a perigosa alcunha derivado a ser o bombeiro número 17 e quarteleiro dos bombeiros de Fafe. O meu avô morava no quartel dos bombeiros, que, para todos os efeitos, era a Bomba.
Naquela casa só se comia e bebia do bom e do melhor. Depois do almoço, o meu avô descia até à camarata e estendia-se numa das camas, tapando a cara com o Jornal de Notícias. O JN era, naquela altura, um jornal grande, muito jeitoso para a sesta, e o meu avô, contrariando a regra geral, gostava de dormir sob aqueles assuntos.
As minhas tarefas em relação à sesta do meu avô eram ir buscar o JN e passar de vez em quando pela camarata para, se necessário, corrigir a posição do jornal. Tinha uma terceira tarefa, não editorial, que era andar em bicos de pés e de bico calado.
O Jornal de Notícias do meu avô era comprado a meias com o Sr. Ferreira do Hospital, que o lia primeiro, e depois eu ia buscá-lo, ou então ficava cada um com metade das páginas e a uma certa hora eu fazia a troca, já não me lembro bem.
O Sr. Ferreira do Hospital e o meu avô foram amigos e cúmplices toda a vida. Eram unha com carne, apesar de diferentes como a água e o vinho: o Sr. Ferreira era comunista, tinha estado preso, e o meu avô... antes pelo contrário. Para além de comunista, o Sr. Ferreira era um homem bom, um grande Homem que eu admirava e gostava de ouvir. Anos passados, aos domingos, eu à beira de ir para a tropa e sem emprego, o Sr. Ferreira cumprimentava-me com uma nota de 20 escudos escondida na mão tremente.
O meu avô da Bomba fazia a sesta muito bem. Naquele tempo ainda não era moda dizer-se que a sesta faz bem à saúde, o que até vinha mesmo a calhar ao meu avô, que era "uma pessoa muito doente". Era também preguiçoso, como vim a concluir mais tarde, o que me livrou do divã do psiquiatra e despesas adjacentes, uma vez que consegui perceber sozinho que tenho bem a quem sair.
Quando éramos miúdos, o meu avô punha-nos a bulir como gente grande, a mim e ao meu irmão Nelo. Eu era pau para toda a colher: limpava os capacetes e outros amarelos com solarine Coração e uma espécie de pó de talco, lavava as viaturas, verificava o óleo e colocava água nos radiadores, anotava as quilometragens, lavava, punha a secar e enrolava as mangueiras depois dos incêndios, metia baterias à carga, enchia as baterias com água da chuva colhida num garrafão com funil que estava no telhado, ia chamar motoristas para as saídas urgentes de ambulância, servia de bombeiro, varria o "parque do material", levava avisos a casa dos bombeiros, atendia o telefone, tocava a sirene (era a parte de que eu mais gostava), hasteava as bandeiras aos domingos e dias de festa, ia à cave buscar vinho, "sempre a assobiar!", segundo ordens superiores. Enfim, eu é que era o verdadeiro Bomba. E não saía de lá. Também porque naquela casa só se comia e bebia do bom e do melhor.

Tenho-me esquecido de ir buscar o jornal para o meu avô da Bomba e também já há muito que não estou com o Sr. Ferreira do Hospital. Aqueles dois nem devem ter reparado. Estão entretidos a meterem-se um com o outro, foram sempre assim, ou então dormem uma bela sesta, cada qual com a sua metade de JN sobre o rosto. Quando nos voltarmos a encontrar, os três, ainda nos havemos de rir disto tudo.

(Texto escrito e publicado no dia 8 de Outubro de 2011. Meto-lhe hoje a fotografia, e também lá estou, armado em Hitchcock de trazer por casa. Portanto: a foto da foto do meu avô é minha e muito fraquinha, infelizmente. O meu avô da Bomba merecia melhor, mas desta vez tenho uma boa desculpa: fiz a fotografia a correr e praticamente na clandestinidade, pouco antes de ser expulso do magnífico edifício da escola de bailado que, honra lhe seja, empresta a garagem aos Bombeiros.)

19 comentários:

  1. Obrigado por me trazer à memória uma pessoa de quem gosto muito. Não o seu avô, que não conheci... mas o Sr. Ferreira! Fazia-me o subido favor, percebi mais tarde, de me deixar fazer-lhe companhia ao almoço enquanto comia as suas açordas, que a minha avó teimava em afirmar que era a Sra. Florinda que não lhe dava outra coisa de comer!... o que, evidentemente, não era verdade! Ele gostava mesmo das açordas... e eu dele!

    j.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado eu pelo comentário. Já valeu a pena o texto! Tenho na ideia qualquer dia falar mais detalhadamente do Sr. Ferreira. Eu também gosto muito de açordas, que em Fafe, se bem me lembro, seriam çordas, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belíssimo texto! Adorei ler sobre o teu avô e sobre o Senhor Ferreira do Hospital.
      Dois homens da minha vida, também!

      Eliminar
  3. Será de mim, ou a qualidade e conteúdo dos seus textos têm vindo a subir vertiginosamente???
    O português é escorreito como sempre, mas o Humor inteligente que lhes dá forma é riquíssimo.
    Tem sido muito importante para mim bater-lhe à porta diariamente.
    Parabéns Hernâni
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  4. Mais um comentário, chegado por via alternativa:

    "GRANDE 17! HOMENAGEM MERECIDA A QUEM DEFENDIA AS BOAS CAUSAS, TENDO PASSADO PARA O SEU FILHO ZÉ ESSE GENE DE BONDADE. ESSES, OS BONS BOMBAS É SALUTAR PODERMOS RECORDAR.
    OS BOMBAS DE HOJE SAO COMO OS FERRARIS E OS PORSCHES, VISTOSOS E CAROS! OS ANTIGOS SIM ERAM DE OUTRA "CHAPA", DURA DE INDEIREITAR MAS TAMBEM DIFICIL DE AMASSAR.
    UM GRANDE ABRAÇO E OBRIGADO."

    ResponderEliminar
  5. O livro lá continua a ser escrito... Muito bem escrito! E nem de revisor precisas!
    Abraço,
    Moura

    ResponderEliminar
  6. Obrigado por mais este pedaço de história de Fafe
    Como diria o outro: "É muito bom e sabe tão bem"
    Fica-se sempre à espera do próximo
    Abraço
    João Carlos Lopes

    ResponderEliminar
  7. Obrigado Nane. A fotografia esta exposta nas instalações novas do quartel dos Bombeiros de Fafe. Ao ler este texto cada vez mais sinto orgulho em pertencer aos Bombas e a continuar a admirar a casa da Bomba que os viu nascer. Abraço Miguel

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, Se Nane. Vá lá escrever bem ao .....! Abraço. Luís Carvalho

    ResponderEliminar
  9. Sr. Ferreira do Hospital, meu Avô paterno, bem agradado fiquei quando li esta publicação que lhe faz referencia. Fiquei a conhecer mais um amigo do seu largo conjunto de amigos da altura. Pelo caracter que me é percetível do Sr. Manuel Vondoellinger encaixa perfeitamente no do meu avô, pelo que se percebe a sua tão verdadeira amizade. Do meu avô guardo a memoria das tardes em que partilhava comigo as paginas do jornal "O Avante", que fazia questão que eu o lê-se para ele, tendo eu apenas 10 anos de idade. Foi um lutador contra o antigo regime, sofreu na pele com isso, e era homem de confraternizar com todas as pessoas, de todos os quadrantes políticos. Contam-se pelos dedos as pessoas que hoje em dia lutam por ideais políticos como ele lutou. Não era só os escudos que o meu avô tirava do bolso, lembro-me também de andar no bolso com rebuçados "catraios" que dava a qualquer criança que o abordasse ou que visse entrar no hospital. Da minha avó, a Sra. Florinda, fazia sim senhor a açorda, ou çorda como lhe queiram chamar, ela chamava-lhe "bitela com trigo ensopado", e nós lá íamos comendo sempre sob o seu olhar atento. Parabéns pela publicação, Abraço. Armando Abreu.

    ResponderEliminar