terça-feira, 1 de maio de 2012

Também acontece aos melhores


Ferreira Fernandes é um dos mais brilhantes cronistas do jornalismo português. E é o meu preferido. Todos os dias procuro o cantinho que lhe dão no Diário de Notícias e todos os dias me delicio e aprendo alguma coisa com ele. Ferreira Fernandes é informado, é culto, é estiloso, é escorreito, é claro, é corajoso, é honesto, é sensato, é sucinto, é simples, é assertivo. E também é benfiquista.
Ferreira Fernandes escreve de tudo, não por armanço idiota, mas porque verdadeiramente sabe de quase tudo. Escreve, por exemplo, de futebol, sem que lhe caiam as medalhas ao chão, e continua a ser um prazer lê-lo. O Barcelona e o Real Madrid, Messi e Cristiano Ronaldo, Guardiola e Mourinho devem-lhe se calhar os mais perfeitos textos que sobre eles foram escritos a nível mundial.
Ferreira Fernandes tornou ao tema do pontapé na bola na edição de ontem do DN, mas inesperadamente com uma cirúrgica preocupação doméstica. Na noite em que Rio Ave e Benfica entregaram ao FC Porto mais um título de campeão que, desta vez, parece que mais ninguém queria, o meu cronista favorito esqueceu-se do facto e resolveu escrever sobre os desarranjos intestinais do futebol português. É. Realmente, ninguém está livre.

8 comentários:

  1. Hernâni
    O Homem será honesto, acredito. tem o defeito de ser vermelho, mas por isso não irá preso.
    Ignorou o facto de o Futebol Clube do Porto de sagrar mais uma vez Campeão Nacional exactamente por isso, por ser honesto. Caso contrário, faria a mesma figura de pateta de um tipo que se diz advogado, é benfiquista e comentador no Programa da SIC Notícias
    "o dia seguinte" cujo nome não me ocorre. NÓS CÁ EM CASA CHAMAMOS-LHE LINGRINHAS.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  2. Existe genérico do Kompensan?

    É que a vida esta cara

    Jose Antonio Cardoso (lampião)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava à tua espera, José António. Tu és melhor do que este teu Benfica: nunca falhas! Muito obrigado pela visita, pelo comentário e pelo campeonato que nos deram. Grande abraço, amigo!
      h.

      Eliminar
  3. Como um tipo de bom senso Ferreira Fernandes sabe que não deve falar antes do tempo. É que há muitos que andam rios de calmantes porque há quem ande a ameaçar com a impugnação do campeonato. Por isso, porque falar antes do tempo?
    Cumprimentos
    Eugénio Almeida (lampião assumido mas que sabe reconhecer quando os outros não têm a culpa dos erros dos adversários)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, caro Eugénio Almeida, pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  4. Caro Hernâni Von Doellinger,
    leu mal, não quis fugir à vitória do FCP. Mais um campeonato do FCP não é notícia. Não escrevi sobre ela pela razão idêntica à dada por Liz Taylor por não ter ido ao funeral de Richard Burton: "Se eu fosse a todos enterros dos meus ex-maridos não fazia outra coisa."
    Abraço, Ferreira Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, caro Ferreira Fernandes, pela gentileza da visita e do comentário. Que vou encaixilhar. Mas voltou a descair-lhe o pé na metáfora, meu amigo: os títulos do FC Porto não são funerais. Ou, pelo menos, não são um funeral para toda a gente. São uma festa, não viu?
      Abraço,
      h.

      Eliminar