sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Pedro Homem de Mello

Desafio 

A Pátria está à venda?
Pois bem. Comprá-la-ei
(Não há quem a defenda?)
(Mataram-nos o Rei!)
Comprá-la-ei com tudo
O que me venha à mão
Com a noite e o veludo
Da minha solidão.
Comprá-la-ei na Igreja
Onde fui baptizado
(Junto à Pia rasteja
A cobra do pecado...)
Com meu copo sem vinho
Minha mesa sem pão
Comprá-la-ei sozinho
Com o meu coração
Comprá-la-ei rezando
Nem que me falte a voz
Até quando? - Até quando
Ninguém zombe de nós.
Comprá-la-ei na cama.
Comprá-la-ei na rua
Onde às vezes me chama
A tentação mais crua
Com toda a minha dança
Minha anormalidade
Com a minha esperança
Com a minha saudade
E preso ao meu país
Comprá-la-ei dizendo
Que sou muito infeliz
Porém que me não vendo!

"Poemas Roubados", Pedro Homem de Mello

(Pedro Homem de Mello nasceu no dia 6 de Setembro de 1904. Morreu em 1984.)

1 comentário: