terça-feira, 8 de outubro de 2013

Centro de Estudos Mário Cláudio

O escritor Mário Cláudio doou o seu espólio bibliográfico ao município de Paredes de Coura. Este arquivo, que inclui um vasto epistolário do autor da "Trilogia da Mão", ficará guardado no edifício da antiga escola primária de Venade, na freguesia de Ferreira, que foi recuperado e transformado num misto de biblioteca e centro cultural.
Cartas autografadas de relevantes figuras da cultura portuguesa e mundial, os manuscritos e as cópias dactilografadas dos inumeráveis textos de Mário Cláudio, um sem-fim de documentos fundamentais para o estudo e compreensão da sua obra em particular e da nossa literatura em geral - tudo estará lá.
O novo espaço abre portas no próximo sábado, 12 de Outubro, tomará o nome de Centro de Estudos Mário Cláudio e, entre outras valências, está preparado também para acolher alunos e investigadores que se desloquem a Paredes de Coura em busca de melhor conhecimento acerca do prolífico e premiado escritor português.
Rui Manuel Pinto Barbot Costa, identificado literariamente como Mário Cláudio, nasceu no Porto mas vive em Ferreira. A única contrapartida que terá exigido pela sua oferta foi que a Câmara Municipal de Paredes de Coura se responsabilize por organizar e dinamizar desde já e no futuro a estrutura cultural que é agora inaugurada.

3 comentários:

  1. Esperemos que não aconteça o que tem sucedido com outros municípios em casos semelhantes em que, lançados os foguetes, o espólio fica mais ou menos ao abandono, entregue à humidade e às traças. Teremos sempre a obra imensa de Mário Cláudio para nossa satisfação. Já agora, o último (no sentido de "mais recente") romance dele, "Tiago Veiga, Uma Biografia", é, a meu ver, uma verdadeira obra prima.

    Abraço. Luís Carvalho

    ResponderEliminar
  2. http://www.publico.pt/cultura/jornal/mario-claudio-um-vizinho-em-paredes-de-coura-0#/1

    ResponderEliminar