segunda-feira, 27 de junho de 2016

Festas do Mártir S. Sebastião 2016 (programa)

                                                                                      Foto Hernâni Von Doellinger

Estão aí à porta. São, a bem dizer, a festa da minha rua. A minha festa. As "Grandiosas Festas", e fazem jus à pompa do nome, em honra do Mártir S. Sebastião, ou, simplesmente e como eu gosto mais, a Festa dos Pescadores de Matosinhos. Este ano, no terceiro fim-de-semana de Julho - dias 15, 16 e 17 -, com epicentro na Lota do Pescado do Porto de Leixões, como manda a tradição e com o programa que se segue:

Sexta-feira (dia 15):
21h30 - Inauguração das ornamentações eléctricas.
22 horas - Na Lota do Pescado, noite de baile com a atuação do grupo musical Os Tekos.

Sábado (dia 16):
14h30 - Frente à Casa Museu (Bairro dos Pescadores, junto à Capela da Misericórdia), concentração dos grupos folclóricos e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, que seguirão em desfile até à Capela do Santo Padroeiro, na Casa dos Pescadores. O desfile continua depois até à Lota do Pescado, onde decorrerá o Festival Folclórico. Actuam: Rancho Folclórico "Os Pescadores de Matosinhos", Rancho Folclórico "Os Vareirinhos de Matosinhos", Rancho Típico de Esposade - Matosinhos, Rancho Folclórico de Nogueira - Lousada, Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça - Ovar, Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado - Trofa.
22 horas - Espectáculo com Zé Amaro e sua banda.

Domingo (dia 17):
10h30 - Na Igreja Matriz, Missa Solene.
15 horas - Sai da Igreja Matriz a tradicional procissão, apontando à Bênção do Mar na Lota do Pescado. A procissão passa pela Avenida D. Afonso Henriques, Avenida da República, Avenida Serpa Pinto, Rua 1.º de Dezembro, Rua Heróis de França, Praia do Pescado, Rua Conde S. Salvador, Rua Álvaro Castelões, Rua do Godinho, Avenida D. Afonso Henriques e regressa à Igreja Matriz.
22 horas - Espectáculo com o agrupamento musical Fusiforme.
24 horas - Fogo-de-artifício.

Sem comentários:

Enviar um comentário