quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Bento Morganti 2

Finalmente, por não cansar mais a V. m. e eu estar também já cansado de escrever, não digo o muito que me occorre a este respeito, e só peço a V. m. que tenha muito cuidado em conservar sem desordens a vida, para lograr um estado de perfeita saúde, e não chegar a ter necessidade de cair no erro comum de chamar Médico, que não seja Médico, que lha destrua de todo; e esta diligência de chamar Médico bastará que V. m. a reserve para a "Juízo Verdadeiro sobre a Carta contra os Médicos, Cirurgiões e Boticários", última enfermidade, para mostrar que não deixa de morrer à moda; ou também, quando por muito velho, e achacado se enfastiar de viver, quiser livrar-se desse embaraço por meios competentes, que fique salva a sua consciência, porque eles terão todo o cuidado de lhe dar a morte embrulhada em alguma emulsão, ou dentro de um frango, lembrando-se que obram nisto uma espécie de caridade, verificando que a respeito de uma vida cheia de padecimentos não é pena a morte, mas sim o fim, e complemento de todas as penas, como escreveu um discreto: Mors non poena, sed ultima poenarum est. Mas se por acaso ou fatalidade lhe succeder o contrário, que antes disto lhe seja preciso recorrer a eles pelo costume, encolha os ombros e console-se com Ovídio, dizendo: Me quoque fata ligant. Ainda que lhe recomendo muito e me cuide em fugir, quanto lhe for possível, destes três inimigos do corpo, assim como Cristão deve fugir dos da alma, pois se os da alma, que são mundo, diabo e carne, a arruinam por natureza, assim o Médico, Cirurgião e Boticário têm por ofício destruir a saúde e arruinar o corpo. Eu terei grande gosto de saber que V. m. passa livre de necessitar valer-se de semelhantes inimigos, que eu, graças a Deus, por agora escapei por oculta providência dos ordinários efeitos das suas obras, e fico muito pronto para me empregar no serviço de V. m., que Deus guarde muitos anos.

"Sustos da Vida nos Perigos da Cura", Bento Morganti

(Bento Morganti nasceu no dia 13 de Outubro de 1709)

Sem comentários:

Enviar um comentário