segunda-feira, 20 de março de 2017

Ilse Losa 4

Quando o sol entrava, de manhã, pelas três janelas da sala de visitas, as paredes muito claras e alegres encantavam-me. Aconchegava-me no cadeirão fofo, deixava-me estar assim, durante uns momentos, imóvel, para depois pegar num dos álbuns pesados sobre a mesinha coberta com uma toalha de rendas. Achava-os maravilhosos, os álbuns, com as suas capas de marfim e as letras floreadas que diziam, segundo o avô me explicava: "Álbum". Num havia as fotografias das pessoas de família, que, com poucas excepções, se apoiavam numa mesa oval e sorriam cordialmente. Usavam trajos de corte antiquado e chapéus que faziam lembrar fantochadas de Carnaval. Logo na primeira folha o retrato da bisavó Katarina, mãe do avô.
- Lindo nome, Katarina, dizia o avô. Queria que fosses também Katarina, mas a tua mãe tem preferência pelos nomes que estão na moda.
Eu tinha um nome que estava na moda, o que me agradava.
Mas o avô, teimosamente, chamava-me com frequência Katarina e eu, talvez por compreender o que havia nisso de intimidade entre nós os dois, gostava.

"O Mundo em que Vivi", Ilse Losa

(Ilse Losa nasceu no dia 20 de Março de 1913. Morreu em 2006.)

Sem comentários:

Enviar um comentário