sábado, 26 de maio de 2018

Fafe, por exemplíssimo

Foto Hernâni Von Doellinger

Felicidade é coisa pouca e tudo.
Por exemplo. Vou a Oliveira de Azeméis e levo uma data de "Ó jovem!", geralmente debitada por gentis indivíduos de bandeja na mão e com idade para serem, vá lá, meus netos. Afino. Afino solenemente. Por exemplo. Aqui em Matosinhos, vou ao peixinho ao fim da minha rua, porque na minha rua passa o mar, e o povo do mar, velhos pescadores ou a minha querida peixeira, tratam-me por "Amiguinho!", e não vou dizer que desgosto. Gosto um bocadinho. Porém: torno a Fafe, por exemplo, e as pessoas, algumas com idade para serem, vá lá, meus filhos, chamam-me "Meu rico menino!", e eu comovo-me, gosto, gosto, gosto. Fico feliz da vida. Por mim e por Fafe ser tão entranhadamente de afectos. Quer-se dizer: todas as terras são por exemplo, mas algumas são mais por exemplo do que outras. E, puxando a brasa à minha sardinha, deixem-me que vos diga: Fafe é, apesar dos pesares e modéstia à parte, uma terra por exemplíssimo...

Sem comentários:

Enviar um comentário