domingo, 1 de abril de 2018

Foi um peido que me fugiu...

Foto Hernâni Von Doellinger

Parece que não, mas hoje é Dia dos Enganos. Dia das Mentiras. Com isto da Páscoa, e nem sei se foi de propósito, quase passa despercebida a efeméride residente do primeiro de Abril. E olhem:
O Dia dos Enganos era celebrado em Fafe com pompa e circunstância. Era uma tradição. Na minha terra, naquele tempo, festas assim familiares como por exemplo o Entrudo tinham as suas normas, liturgia própria. Pelo Entrudo, se me dão licença, eram os peidos-engarrafados no Cinema, um fedor que eu sei lá mas uma risota, ou se calhar um risoto, como hoje será mais fino. Durante o resto do ano, no Cinema, só peidos biológicos, caseiros, que, não desfazendo, também eram uma categoria. Eram peidos subversivos, contra o governo, que nos alimentava a couves e tínhamos de as comprar. Mas o Dia dos Enganos, que foi ao que vim: no Dia dos Enganos saíamos para a rua, ali no Santo Velho, estrategicamente colocados entre os tascos do Paredes e do Zé Manco, e dizíamos a quem passava: - Ó senhor, olhe o que lhe caiu!...
- Foi um peido que me fugiu... - levávamos de resposta, que também fazia parte. Um sucesso!
É, bons tempos: pobretes mas alegretes. Os peidos eram o nosso escape natural, o epítome do divertimento que se podia...

2 comentários:

  1. Há que tempos não venho aqui, Hernâni!
    Mais um texto lindo, à tua maneira, a retratar-nos a todos, naquele Santo Velho! Vou levá-lo para o Facebook! ;)
    Um abraço!

    ResponderEliminar